Alergia em Foco Todo o planeta de olho na meningite


maio

5

2015

Todo o planeta de olho na meningite

Na sexta-feira, 24 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Meningite, data criada em 1998 para alertar sobre a importância das estratégias de prevenção à doença — a vacinação é a principal delas. Os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS), ainda referentes a 2013, indicam que houve naquele ano 18.602 casos e 1.728 mortes no país em função da enfermidade.
A meningite é causada por diversos agentes, como fungos, vírus e bactérias. A meningocócica, mais comum das bacterianas, é capaz de levar ao óbito em apenas 24 horas. Há tratamento específico, mas, ainda assim, um a cada cinco infectados não consegue resistir. Dentre os sobreviventes, de 10% a 20% ficam com sequelas neurológicas e outras, como limitações físicas e surdez. Segundo o MS, também em 2013 a doença meningocócica atingiu 2.083 pessoas, das quais 440 faleceram.
“Os números são um demonstrativo de que o problema deve ser evitado, em vez de remediado. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) incluiu a vacina meningocócica C conjugada no calendário de vacinação para os menores de 2 anos e já obteve resultados muito importantes na redução da doença nesse grupo etário”, afirma a presidente da SBIM, Isabella Ballalai, que destaca a importância de imunizar pessoas de outras faixa etárias: “Muitos não receberam a vacina ou as doses de reforço necessárias. Além de se protegerem, esses indivíduos deixam de ser potenciais transmissores da doença”.
A novidade para 2015 é a chegada às clínicas particulares brasileiras da Bexsero, primeira vacina contra a meningite B aprovada para aplicação pessoas de todas as idades. “Embora não haja informações sobre uma eventual inclusão do imunobiológico no PNI, sabe-se que a vacina meningocócica B e a quadrivalente contra os tipos ACWY — por enquanto também disponível apenas na rede privada — poderiam ampliar a cobertura para a quase totalidade dos meningococos em circulação no Brasil”, analisa Isabella Ballalai.
O Reino Unido já anunciou que oferecerá a vacina contra a meningite B a todos os bebês.

Meningite


É a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebroe a medula espinhal) causada por parasitas, fungos, vírus ou bactérias. O último agente, devido à gravidade e à capacidade de originar surtos, é o mais importante do ponto de vista da saúde pública.
Fonte: http://www.sbim.org.br/noticias/todo-o-planeta-de-olho-na-meningite/
<< Voltar

Os comentários estão fechados.