Alergia em Foco O Exercício Físico


jun

23

2015

O Exercício Físico

Atividade Física: é toda atividade que envolva um grupo muscular maior, incluindo as atividades que desenvolvemos na nossa vida diária, tais como fazer compras ou subir escadas.
  Exercício Físico: é toda atividade física desenvolvida com o objetivo de melhorar ou manter a forma ou o condicionamento físico.
  Condicionamento Físico: pode ser definido como a capacidade de desempenhar as tarefas diárias com vigor e disposição, praticar exercícios físicos sem fadiga excessiva e podendo desempenhar no seu tempo de lazer alguma atividade física como hobby.
  A quantidade mínima de atividade física recomendada para um indivíduo ser considerado “ativo” é de 30 minutos de atividade física de intensidade moderada 5 X por semana.
  Existem 03 tipos de exercício físico: aeróbico, resistivo e alongamento.
  Exercício Aeróbico: exige aumento do fluxo sanguíneo através do coração, tem por significado “com oxigênio” e o suprimento de sangue para os grandes grupos musculares tem que ser mantido para suportar o exercício prolongado. São exemplos: caminhadas, corridas e natação.
  Exercício de Resistência: também chamado de anaeróbico “sem oxigênio”, os músculos não tem suprimento de sangue suficiente para manter o exercício por tempo prolongado. São exemplos: levantamento de peso, musculação.
  Exercício de Alongamento: é exercício desenvolvido para melhorar a flexibilidade e prevenir lesões, ajuda a manter a função musculoesquelética, equilíbrio, agilidade e postura.
  Benefícios do Exercício Físico:
1.    Redução da taxa de mortalidade global e em portadores de doença coronariana.
2.    Redução de peso com preservação de massa muscular em programas de controle de obesidade.
3.    Redução da taxa de glicose, melhorando o controle de diabetes em portadores da doença.
4.    Redução da pressão arterial em portadores de hipertensão arterial sistêmica.
5.    Redução dos níveis de triglicerídeos e aumento do “bom” colesterol (HDL) em portadores de lipídeos elevados
6.    Redução do estresse, com melhora do grau de ansiedade e depressão.
7.    Redução da incidência de fratura em portadores de osteoporose que fazem musculação.
8.    Aumento da capacidade funcional em cardiopatas isquêmicos após reabilitação cardíaca contínua.
9.    Algumas evidências sugerem proteção para o desenvolvimento de câncer de mama e próstata, assim como importante na prevenção de demências.
10.Auxilia na supressão do tabagismo em programas de abstinência.
  Avaliação Pré Atividade Física: muitas pessoas não necessitam de testes especiais antes de iniciarem atividade física, mas uma avaliação médica é indispensável. Pessoas diabéticas ou com múltiplos fatores de risco para doença cardíaca (por exemplo: hipertensão arterial, tabagismo, hipercolesterolemia, obesidade) devem ser avaliados cuidadosamente, em geral com teste de esforço, realizado por médico cardiologista.
  Cuidados durante Atividade Física:
1.    Beber bastante liquido durante atividade física, sede é um bom indicador que a ingestão de liquido deve ser aumentada.
2.    Não fazer exercício ao ar livre se estiver muito calor ou muito frio.
3.    Usar calçados apropriados para garantir a integridade das articulações e pisadas.
  Sinais de Alerta para Interrupção do Exercício Físico:
·         Dor ou aperto no tórax, braços, garganta, mandíbula ou dorso.
·         Náuseas ou vômitos.
·         Palpitação ou coração muito acelerado.
·         Falta de ar.
·         Sensação de desmaio.
·         Sentir-se muito fraco ou cansado.
    Recomendações Gerais:
·         Inicie suas atividades com poucos minutos e baixa intensidade (em geral caminhada).
·         Para melhorar sua forma física você pode lentamente aumentar a frequência e a duração do exercício, com o objetivo de atingir os 30 minutos 5 X por semana.
·         Você pode fracionar a sua atividade em 3 ou 4 etapas de 10 minutos no decorrer do dia e fazer exercícios 2 a 3 X por semana é melhor que nenhum exercício.
·         Inicie pequenas atividades e as incorpore no seu dia a dia, pequenas caminhadas (salte um ponto antes na ida para o trabalho); descubra algo de que você goste, como passear com o cachorro (ou qualquer animal) pela manhã e no final do dia, ou então se mexa(matricule-se numa aula de dança).
    Fonte UptoDate
  Colaboração: Dra Denise de Castro Cortes (CRM: 52-48971-1)
  Fonte: https://www.fapes.com.br/portal/main.jsp?lumPageId=48161FF7343FE567013466204FD948AD&lumItemId=8A83EAE63BFB99E7013BFFFD6BD3326C
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