Alergia em Foco Gripe? Não, agora estou Ymune!


maio

16

2013

Gripe? Não, agora estou Ymune!

Você ainda tem dúvida sobre a vacina da gripe? Tem medo de reações? É alérgico? Tire suas dúvidas aqui e cuide de sua saúde!
Como ocorre a contaminação pelo vírus da gripe?
A gripe é transmitida através de aerossóis e gotículas de secreção veiculadas pelo contato direto com pessoas infectadas através de tosse, espirros ou de mãos contaminadas com secreções. 
  Quanto tempo leva para apresentar os primeiros sintomas após o contágio? 
Pode variar de 7 a 10 dias. Os adultos podem transmitir a gripe um dia antes do início dos sintomas e sete dias após. Já as crianças transmitem o vírus em até dez dias após o início dos sintomas. 
Qual a diferença de gripe e resfriado?  
A gripe, além de ser causada pelo vírus influenza, um vírus altamente mutante, apresenta sintomas mais generalizados que incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, tosse e sensação de intensa fraqueza. O resfriado, por sua vez, é causado por outro vírus, e embora os sintomas sejam parecidos, estes estão mais localizados no trato respiratório superior (nariz e garganta), sendo normalmente mais brandos e de curta duração. 
  O vírus da gripe está em constante mutação, dessa forma quem já tomou a vacina deve se imunizar novamente? 
O vírus da gripe é altamente mutante, o que faz com que possa alterar suas características de tempos em tempos, sendo ainda de fácil disseminação. A eficácia da vacina é de um ano sendo necessária a vacinação anual. 
  A vacina deste ano irá prevenir contra a gripe comum e/ou a H1N1? 
A vacina contra a gripe irá prevenir tanto a gripe comum quanto a H1N1, pois a vacina é conjugada, ou seja, é uma junção de três cepas diferentes do vírus influenza (Influenza A – H1N1 e H3N2 e Influenza B) em uma mesma seringa. 
  Quem pode e deve se vacinar? 
  •  Pessoas com mais de 60 anos;
  • Adultos e crianças com problemas pulmonares e cardíacos como asma, enfisema, bronquites crônicas, tuberculose e hipertensão;
  • Fumantes de uma maneira geral;
  • Gestantes a partir do 3º mês;
  • Pessoas com doença renal crônica;
  • Pessoas anêmicas;
  • Pessoas doentes que estejam em fase de tratamento que reduz a imunidade (quimioterapia e portadoras do vírus HIV);
  • Diabéticos;
  • Pessoas que dormem em grandes grupos como os albergados;
  • Todos os indivíduos que convivem com esses grupos e profissionais da saúde de uma maneira geral. 
  Há alguma restrição para se vacinar? 
Não devem ser vacinadas, crianças menores de seis meses e pessoas com relatos de reações anafiláticas associadas a algum dos componentes da vacina. A maioria das vacinas disponíveis contém traços de proteínas do ovo. Pessoas com FEBRE não devem se vacinar até que estejam bem, apenas por medida de precaução para que uma eventual piora do quadro infeccioso não seja atribuída, de forma equivocada, à vacina. 
  Quem está gripado pode tomar a vacina? 
Sim, não há contra-indicação para quem está resfriado ou gripado. Porém, em caso de agravamento destes quadros, recomenda-se que procure um médico antes. 
Quando as gestantes devem tomar a vacina? 
Seu uso é recomendado após o primeiro trimestre de gestação ou fora da gravidez. Durante os três primeiros meses de gestação, a indicação do uso da vacina deve ser avaliada por seu médico levando-se em consideração os riscos associados a uma eventual infecção pelo vírus influenza. 
  Quais as reações após a vacinação? 
Os eventos adversos mais comuns são: locais como eritema, edema localizado, dor, equimoses e enduração. As reações sistêmicas são incomuns, mas podem ocorrer febre, mal-estar, calafrios, fadiga, cefaléia, sudorese, mialgia e artralgia. Estas reações em geral desaparecem de forma espontânea em um a dois dias. 
A vacina contra gripe pode desencadear a doença? 
Não. A vacina contra gripe é  inativada e fracionada, o que significa que os vírus estão mortos e replicados, não podendo se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas, no entanto, podem produzir uma resposta imunológica protetora. 
Quanto tempo o vírus resiste fora do organismo? 
O vírus resiste de 24 a 72 horas. 
  VENHA SE VACINAR CONOSCO E FIQUE YMUNE!
<< Voltar

Os comentários estão fechados.