Alergia em Foco Estudo comprova eficácia de nova vacina para pneumonia em idosos


jun

12

2015

Estudo comprova eficácia de nova vacina para pneumonia em idosos

Imunização protege de 13 bactérias, inclusive uma resistente a antibióticos
A revista científica The New England Journal of Medicine divulgou os resultados da pesquisa CAPiTA (Community-Acquired Pneumonia Immunization Trial in Adults), que comprova a eficácia da vacina Prevenar 13 na prevenção das pneumonias pneumocócicas. Realizado pela Pfizer em colaboração com o grupo Julius Clinical e o Centro Médico Universitário de Utrecht, na Holanda, o trabalho foi publicado dia 19 de março.
A pesquisa envolveu 84.496 participantes com idade acima de 65 anos, recrutados em mais de 160 locais de estudo. Parte do grupo tomou uma dose da vacina e o restante recebeu placebo. Cinquenta e nove hospitais sentinelas integraram a rede de vigilância para averiguar os casos de pneumonia pneumocócica.
Para o estudo, os idosos foram separados em dois grupos: um recebeu a vacina e o outro um placebo. A vacina testada é a pneumocócica conjugada 13-valente, que protege contra 13 sorotipos de pneumococo (1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F).
O trabalho apontou uma redução de 45,6% nos episódios iniciais desse tipo de pneumonia entre os vacinados em relação ao grupo que recebeu placebo. “As evidências de CAPiTA são especialmente importantes para os idosos, uma população mais suscetível à pneumonia pneumocócica, uma vez que a fragilidade do sistema imunológico, relacionada à idade, dificulta a prevenção da doença”, afirma Eurico Correia, Diretor Médico da Pfizer.
No Brasil, as doenças respiratórias representam a quinta causa mais importante de morte. Em 2012, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou a morte de mais de 40 mil idosos por pneumonia.
Vacine-se já conta Pneumonia: PREVENAR 13 é o nome!
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/18328-estudo-comprova-eficacia-de-nova-vacina-para-pneumonia-em-idosos
<< Voltar

Os comentários estão fechados.