Alergia em Foco Deficiência de Vitamina D


jun

19

2015

Deficiência de Vitamina D

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, intimamente relacionada ao controle do metabolismo do cálcio. A principal fonte de vitamina D é a pele, onde uma forma inativa da vitamina D é produzida, numa reação que depende fundamentalmente da exposição solar. Essa “pró- vitamina D” sofrerá reações de hidroxilação no fígado e rins até que se transforme na forma ativa da vitamina D.
Outra fonte de vitamina D é a alimentação. Mas, ao contrário, da maioria das outras vitaminas, poucos alimentos naturais contém grandes quantidades de vitamina D, com exceção de gorduras de peixe, óleo de fígado de bacalhau e ovos. Por isso, é muito comum a adição de vitamina D a leites e outros alimentos “fortificados”.
A principal causa de deficiência de vitamina D é a baixa exposição solar. Outras causas são doenças intestinais que prejudicam absorção da vitamina D oriunda dos alimentos, obstrução das vias biliares, doenças hepáticas, doenças renais, utilização de alguns medicamentos, etc. 
A prevalência de deficiência de vitamina D é maior em países frios, onde a população tem menor exposição solar. No entanto, tem sido observado um aumento de deficiência e insuficiência de vitamina D mesmo em países tropicais, principalmente na população idosa. 
Quando os níveis sanguíneos de vitamina D estão baixos, a absorção de cálcio e fósforo no intestino é reduzida e, num mecanismo de compensação, há aumento na produção de um hormônio (PTH), que extrai cálcio dos ossos, promovendo o enfraquecimento ósseo.
A deficiência de vitamina D na infância causa o raquitismo e, na fase adulta, é um fator de risco para osteoporose e fraturas ósseas. Também pode ser a causa de dor crônica do sistema osteomuscular.
A pesquisa da deficiência ou insuficiência de vitamina D pode ser realizada através de um exame de sangue que mede a concentração da 25- hidroxi (OH) vitamina D. Quando os níveis são baixos, pode ser necessária a reposição medicamentosa de calcitriol (forma ativa da vitamina D), principalmente em pacientes com osteopenia ou osteoporose. O check up anual é uma ótima oportunidade para a dosagem da vitamina D e avaliação individualizada acerca da necessidade de reposição medicamentosa.
  Colaboração:  Dr Oziel Marcio Araujo Tardin    (CRM 52-67541-5)
Fonte: https://www.fapes.com.br/portal/main.jsp?lumPageId=48161FF7343FE567013466204FD948AD&lumItemId=8A83EAE63BFB99E7013C00061A6B4242
 
<< Voltar

Os comentários estão fechados.