Alergia em Foco Catapora / Varicela


nov

22

2013

Catapora / Varicela

Catapora/Varicela

A Catapora, também conhecida como Varicela, é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster. A doença é mais comum em crianças entre 1 e 10 anos, porém pode ocorrer em pessoas que não tiveram a doença ou que não se vacinaram. Normalmente a doença é benigna e não apresenta conseqüências graves, mas em pessoas com baixa imunidade, deficiências imunológicas ou em adultos, podemos ter otite com perfuração do tímpano, manifestação hemorrágica grave, meningite, pneumonia e infecção bacteriana secundária, devido à contaminação das feridas da pele. Mais comum no inverno elucidado pela maior permanência das crianças em ambientes fechados, como creches e salas de aula, além de salas de espera de consultórios.

Quais são os sintomas da varicela ?

Os sintomas começam entre o 10º e o 21º dia após a infecção. O paciente apresenta febre e mal-estar um ou dois dias antes do inicio das lesões na pele, que causam prurido (Coceira). As lesões aparecem como manchas vermelhas na cabeça e se espalha pelo corpo, evoluindo para vesícula (pequenas bolhas cheias de líquido), e finalmente crostas.

Transmissão

Ocorre, principalmente, pelas gotículas de saliva, pelo espirro e pela tosse ou pelo contato direto com o líquido das bolhas. Mais raramente, pode acontecer de forma indireta, pelo contato com objetos recém-contaminados com secreção das vesículas. É possível ainda a transmissão da varicela durante a gestação, através da placenta. Pessoas acometidas pelo vírus transmitem a doença durante todo o período de formação das lesões da pele, que dura, em média, de cinco a sete dias. A varicela pode ser transmitida ainda no período de incubação (tempo entre contato e surgimento da doença), que pode ser tão longo como levar de duas a três semanas. Além disso, os médicos alertam que não se administre aspirina ou outros medicamentos contendo ácido acetilsalicílico (AAS) para baixar a febre em crianças com a doença porque há registro, na literatura médica, de uma síndrome que acomete o fígado e pode causar coma, atribuída ao uso desse medicamento durante o quadro. É a chamada Síndrome de Reye, que atinge o sistema neurológico. Em substituição aos derivados de AAS, recomendam o paracetamol.

Como posso proteger meu filho contra Varicela?

Existe vacina contra a Varicela que é eficaz para prevenção de formas graves da doença, a vacina está disponível nas clínicas particulares para crianças a partir de 9 meses de idade. Adolescentes e adultos que nunca tiveram catapora também devem se vacinar porque a Varicela quando adquirida nesta fase apresenta maiores riscos de complicações como discutido acima. A vacina pode ser indicada na profilaxia pós-exposição dentro de cinco dias após contato, preferencialmente nas primeiras 72 duas horas e, durante os surtos ou após contato íntimo com o caso de Varicela.
<< Voltar

Os comentários estão fechados.