Alergia em Foco O que você precisa saber sobre as vacinações contra a asma


dez

10

2014

O que você precisa saber sobre as vacinações contra a asma

As vacinações de rotina são especialmente importantes para crianças, mas também para adultos com uma hipersensibilidade do sistema brônquico e/ou asma brônquica; por exemplo, vacinações contra tosse comprida (coqueluche) e gripe (influenza). Essas duas doenças podem provocar danos sensíveis aos brônquios e aos pulmões.

Outono é a estação da gripe e os asmáticos, em especial, devem ser vacinados

As crianças com bronquite crônica ou asma devem ser vacinadas definitivamente contra a gripe anualmente. Isso deve ser feito em crianças a partir dos seis meses de idade. A vacinação fornece proteção por um ano e pode ser administrada do começo do outono em diante, ou seja, antes de começar a onda anual de gripe. Ocasionalmente, incompatibilidades locais, tais como vermelhidão e inchaço no local da injeção, podem ocorrer. Os sintomas brandos semelhantes aos da gripe podem se desenvolver após a vacinação, mas desaparecem após um a dois dias. Isso não é motivo para preocupação. Ao contrário, a ocorrência de sintomas como esses mostra que o sistema imunológico está respondendo à vacinação. A proteção contra os vírus da gripe mais comuns pode se desenvolver em até duas semanas após a vacinação.
Apenas asmáticos com alergia conhecida a um ou mais componentes da vacina contra a gripe ou pessoas com uma hipersensibilidade à proteína de galinha não devem ser vacinadas. No caso de uma infecção com febre, a vacinação deve ser retardada por uma ou duas semanas e, então, repetida.

A vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos

Por causa da elevada taxa de mutação dos vírus da gripe, a vacinação deve ser repetida todos os anos. Assim, uma nova vacina é desenvolvida a cada ano em cooperação com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Você está protegido contra os pneumococos?

Como os asmáticos estão em risco aumentado de infecções graves devido aos pneumococos, a vacinação também é recomendada contra essas bactérias agressivas em muitos países do mundo. Isso, porque os pneumococos provocam distúrbios como inflamações pulmonares e cerebrais, inflamação grave do ouvido médio e inflamação dos seios paranasais.
Os lactentes e as crianças pequenas podem ser vacinados assim que completarem dois meses de idade. Esses lactentes recebem uma vacina de conjugado de pneumococos em paralelo à vacina hexavalente (em geral quatro vezes nos primeiros 12 a 23 meses).
Os pacientes que estejam em risco de asma e as crianças pequenas que não foram vacinadas (de 2 a 5 anos de idade) são vacinados apenas com a vacina conjugada de pneumococos que também pode ser aplicada em adultos que não foram vacinados, uma vacina especial chamada Prevenar 13V, pergunte ao seu médico a respeito.

Siga o calendário de vacinação e não se esqueça dos reforços

As recomendações de vacinação se aplicam às pessoas com ou sem asma. Você deve receber todas as vacinações recomendadas no seu país e sempre manter a situação das vacinas atualizada. E pense se você alguma vez já teve que desmarcar um agendamento de vacinação devido a um resfriado com febre ou uma recaída forte de asma alérgica. Vacine-se todos os anos contra a gripe!
<< Voltar

Os comentários estão fechados.