Alergia em Foco Vacina contra Herpes Zóster


jan

24

2017

Vacina contra Herpes Zóster

O herpes-zóster é conhecido popularmente como cobreiro e se manifesta com lesões na pele semelhantes a bolhas associadas a dor aguda apenas de um lado do corpo [principalmente na região do tórax, abdome e rosto (perto dos olhos, após a primeira infecção pelo vírus varicela-zóster, que é a catapora e que geralmente ocorre na infância, ele permanece adormecido dentro do organismo e é reativado quando há queda da imunidade ou à medida que a pessoa envelhece, causando o herpes-zóster.

Sintomas

A doença é geralmente caracterizada por erupção cutânea unilateral, dolorosa e vesicular, com distribuição que acompanha os dermátomos (raízes nervosas). Apesar de a erupção bolhosa ser a manifestação mais característica do herpes-zóster, o sintoma debilitante mais frequente é a dor, que pode ocorrer antes do surgimento das vesículas, na fase eruptiva aguda e na fase pós-herpética da infecção. Durante a fase eruptiva aguda, relata-se dor local em até 90% dos indivíduos.

Vacina

A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação contra herpes-zóster que é aplicada em dose única e recomendada para pessoas acima dos 50 anos. Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

O que achou? Deixe um comentário.

comentários

<< Voltar

Os comentários estão fechados.