Tipos de Alergia Centro de Alergia e Imunologia

A YMUNE garante a qualidade das vacinas que oferece por ter completo acesso e familiaridade com tecnologias específicas de desenvolvimento, manuseio e aplicação de vacinas, além de contar com os melhores laboratórios e distribuidores.

Alergia a Insetos

As reações a picadas de insetos podem se manifestar de diferentes formas. A mais comum é a formação de lesão elevada com vermelhidão e coceira intensa, que é chamada de estrófulo. Esta reação é muito comum após picadas de pernilongos e borrachudos e causa desconforto intenso principalmente em crianças e bebes, mas pode ser controlada se for iniciado tratamento precoce. O mais importante é a prevenção – evitas áreas infestadas com insetos, uso de telas e cortinados e roupas de mangas longas.
Alguns insetos podem levar a quadros mais graves, com risco de vida. São os Himenópteros e incluem as abelhas, vespas e formigas. A picada destes insetos pode levar desde a reações apenas na pele até quadros difusos com inchaço no corpo, coceira, falta de ar, chiado no peito, queda na pressão e até morte em poucos minutos.
Qualquer pessoa que já teve reação a estes insetos deve ser avaliada por um médico Alergista pois deve ser submetido a testes para avaliação do seu tipo de reação e então orientado sobre o tratamento específico. O tratamento começa com a prevenção de picadas e indicação de materiais de emergência como Adrenalina (EPI-PEN, ANA-KIT, ANAPEN) que deve ser sempre carregado pelo paciente, principalmente em locais em que há estes insetos. Existe ainda um tratamento para os quadros mais graves chamado Imunoterapia específica, que pode curar o quadro de reação grave em 70 a 100% dos casos. É um tratamento que deve ser feito por médico especialista em alergia em ambiente médico (clínica especializada ou hospital) e supervisionado de perto pois existe a possibilidade de reações adversas sérias. A Ymune oferece este tratamento. Procure um de nossos especialistas e ele explicará todo o procedimento, com seus riscos e benefícios e avaliará se trata-se da melhor opção para você!

Anafilaxia ou choque anafilático

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, que se inicia subitamente e geralmente dura menos de 24 horas, envolvendo dois ou mais órgãos ou sistemas e podendo levar a quadros graves e até morte. As pessoas que já tiveram reação anafilática tem maior risco de novas reações mas alguns podem morrer da sua primeira e única reação conhecida.
Os principais causadores de reações anafiláticas são os alimentos (camarão, frutos do mar, peixes, castanhas, e em crianças ovo e leite), medicamentos (penicilina, contrastes radiológicos, anestésicos), picadas de insetos (abelha, formiga e vespas ou marimbondos), látex e induzida por exercícios dependente de alimentos (trigo). Em até um terço dos casos não conseguimos descobrir a causa e chamamos de idiopática.
Os sintomas geralmente começam em 5 a 20 minutos e vão desde urticária e edema difuso na pele até falta de ar, chiado no peito, edema de glote com obstrução a respiração e queda da pressão podendo levar a morte em poucos minutos. O tratamento deve ser feito rapidamente na emergencia, com adrenalina, anti-histamínicos e corticóides e o paciente deve ficar em observação pelo menos por 24 horas pelo risco de reação tardia.
Todos os pacientes devem ser avaliados por um médico Alergista para o reconhecimento da causa e seguimento comprevenção de novos quadros. A Ymune disponibiliza para você equipe especializada e testes específicos para investigação da anafilaxia. Procure um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Alergia alimentar

A alergia alimentar vem se tornando um problema cada vez mais freqüente na população chegando a afetar 6 a 8% das crianças menores de 5 anos, sendo que sua prevalência está aumentando consideravelmente nas últimas décadas. Pode levar a quadros leves, apenas na pele até sintomas graves que ameaçam a vida.
Nas crianças os principais alimentos que provocam alergia são o leite de vaca, o ovo, a soja, o trigo e o amendoim. Nos adultos os mais importantes são o camarão, peixe e frutos do mar, o amendoim e as castanhas. Outros alimentos que podem provocar reações alérgicas são a soja, o trigo, sementes (gergelim, mostarda) e até frutas (kiwi, banana, morango, etc).
A alergia alimentar pode se manifestar com lesões de pele (urticária e angioedema), sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos ou diarréia) e até quadros cardiovasculares com queda da pressão arterial e respiratórios com falta de ar, chiado no peito e obstrução à entrada do ar por edema de glote levando a morte se não for instituído tratamento adequado rapidamente.
Todas as pessoas que já tiveram um quadro sugestivo de alergia alimentar devem ser avaliadas por um médico Alergista para investigação se trata-se realmente de um quadro alérgico e orientações sobre prevenção e tratamento. Na Ymune você encontra equipe médica especializada e disponibilidade de testes para diagnóstico de alergia alimentar. Agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas!

Asma e outras alergias na gravidez

A asma na gravidez pode seguir 3 cursos com proporções iguais: piora dos sintomas, manutenção do quadro ou melhora das crises; cada gestante tem sua evolução individual. Diversos fatores podem agravar a asma na gravidez, como alterações hormonais levando a acúmulo de líquido no organismo, aumento do volume do útero, comprimindo o tórax e até aspectos emocionais, como ansiedade e insegurança. A gestante asmática também é mais suscetível a contrair infecções respiratórias, especialmente rinossinusites e pneumonias. A asma mal controlada na gestação pode levar a complicações tanto para a mãe; como pré-eclâmpsia, hipertensão gravídica, hemorragia vaginal, toxemia, trabalho de parto induzido e complicado, ou até mesmo morte por insuficiência respiratória; quanto para o bebê, que pode ter prematuridade, crescimento intra-uterino retardado, baixo peso ao nascer, hipóxia, e até morte intra-uterina ou neonatal. Quando a asma está controlada, a gestação e o parto são normais. É por isso que a gestante com asma deve ser acompanhada de perto por seu médico, com consultas mensais e exames regulares, tanto para avaliação da doença como provas de função pulmonar, quanto para avaliação do bebê, como ultrassonografias.
A medicação para asma deve ser mantida conforme as orientações médicas pois já há diversos medicamentos comprovadamente seguros para uso na gestação e que não vão prejudicar o bebê, ao contrário de alguns outros que não se demonstraram completamente seguros para uso pelas gestantes. Com relação à Imunoterapia, não há contra-indicações para a sua manutenção em pacientes que já estão recebendo este tratamento, mas a dose é mantida, ou seja, não há progressão com aumento das doses na fase de indução até o término da gestação. Também não iniciamos imunoterapia em pacientes gestantes, aguardamos o término da gestação para o início do tratamento.
Na Ymune você encontra equipe especializada para cuidar de você e do seu bebê, com toda atenção e confiança que a gestante precisa. Agende sua consulta e conheça mais sobre nossos serviços!

Asma e a prática de esportes

A prática de exercícios físicos pode trazer grandes benefícios ao paciente portador de asma brônquica, desde que o mesmo esteja com bom controle da doença. Nos pacientes sem tratamento ou com controle inadequado atividade física pode ser desencadeante de crise de asma. O asmático que não está com a doença bem controlada não será capaz de acompanhar nem de obter os benefícios da atividade física. Se há controle da doença e prescrição de exercício adequado, pode haver aumento da capacidade cardiorespiratória do asmático e consequentemente reservas para enfrentar melhor as crises. O asmático que participa de atividades físicas de forma regular e bem orientada terá aumento da tolerância aos esforços, menor desconforto respiratório e diminuição do broncoespasmo, melhora do sono, diminuição do uso de drogas, melhora da mecânica respiratória, prevenção e correção de alterações posturais e prevenção de complicações pulmonares.
Existe um tipo de asma em que os sintomas são induzidos pelo exercício físico e o paciente fica assintomático em repouso. Chama-sede asma induzida pelo exercício (AIE) e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em crianças.
Os sintomas variam desde tosse (que pode ser o único sintoma), até crises de falta de ar, cansaço, chiados no peito e, às vezes, acompanhados de dor no tórax.
Pode piorar dependendo da intensidade e tipo do exercício e em dias frios e secos; mas em muitos casos os sintomas são confundidos com falta de preparo físico. Além disso, a piora dos sintomas ao fazer exercício pode não ser AIE mas sim o sinal de que a asma não está controlada. A doença tem tratamento com excelentes resultados, possibilitando que o paciente pratique a atividade física que desejar. Procure um médico da equipe da Ymune e saiba mais sobre asma e esportes, como prevenis e tratar os sintomas!

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é causada por inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste externamente os olhos, por hipersensibilidade aos alérgenos ambientais, tais como ácaros, fungos, polens, barata e epitélio de animais. Os sintomas são de olho vermelho, com lacrimejamento e coceira importante podendo causar complicações futuras nos olhos pelo estímulo físico, levando posteriormente a necessidade até de transplante de córnea.
A conjuntivite normalmente vem associada à rinite alérgica; cerca de 33% da população alérgica apresenta sintomas oculares. O diagnóstico é clínico, baseado na avaliação dos sinais e sintomas pelo médico. A causa alérgica é confirmada por exame que pode ser feito pelo próprio alergista no seu consultório, o teste cutâneo com leitura em 20 minutos e que demonstra a hipersensibilidade aos alérgenos ambientais. Existe também o teste no soro, que pode ser solicitado em alguns casos.
O tratamento começa com a prevenção de contato com os alérgenos pelo controle ambiental. O tratamento medicamentoso é feito preferencialmente com colírios, que vão agir diretamente no local da inflamação. O tratamento da rinite também auxilia no controle dos sintomas oculares. Em alguns casos podem ser necessários cursos de tratamento sistêmico, com medicação oral ou injetável A Imunoterapia também apresenta ótimos resultados, principalmente nos casos que não respondem ao tratamento convencional. Deve ser feita pelo médico alergista, em ambiente médico pois podem haver algumas reações colaterais.
Se você tem sintomas que parecem ser de conjuntivite alérgica procure um médico para avaliação. A Ymune tem equipe especializada em diagnosticar e tratar doenças alérgicas, testes diagnósticos e disponibiliza diferentes opções de tratamento para as doenças alérgicas. Agende sua avaliação!

Dermatite atópica ou Eczema atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas com coceira intensa, com crises de piora e melhora e geralmente história familiar de doenças alérgicas. A pele fica muito ressecada por alterações da sua parte mais externa, que auxilia na retenção de água. A maioria dos quadros aparecem na infância, cerca de 80% até os seis meses de vida, e podem persistir até a idade adulta levando muitas vezes a quadros de difícil controle.
A localização das lesões depende da idade: nas crianças pequenas pode acometer a face e áreas extensoras dos membros, e nas crianças maiores e adultos atinge principalmente as áreas de dobras. O quadro pode piorar por infecções de pele, que ocorrem repetidamente, além de fatores emocionais, cuidados inadequados com a pele e controle ambiental ruim.
O tratamento começa com a prevenção e hidratação da pele, que evita o aparecimento de lesões. O banho deve ser rápido, com água morna e fria, para não ressecar ainda mais a pele. Devem ser usados produtos neutros e sem muito perfume e de preferência roupas de algodão, evitando-se as sintéticas que podem aumentar a sudorese e piorar a pele. O tratamento medicamentoso baseia-se na hidratação da pele e controle do prurido, geralmente com uso de antihistamínicos. As infecções devem ser controladas e muitas vezes são necessários cursos de antibióticos orais ou tópicos. Nas lesões já instaladas podem ser usados medicamentos tópicos antiinflamatórios como corticóides ou inibidores de calcineurina. Nos casos mais graves pode ser necessário tratamento sistêmico, com uso inclusive de drogas imunossupressoras. É importante também o acompanhamento psicológico do doente e familiares.
Todos estes pacientes devem ser rigorosamente acompanhados por um médico alergista que indicará o melhor tratamento para cada caso. A Ymune tem equipe especializada no tratamento das doenças alérgicas; procure um dos nossos médicos e tire todas as suas dúvidas!

Dermatite de contato

A Dermatite de Contato é uma inflamação crônica da pele causada pela exposição direta a algumas substâncias do meio ambiente. Em 80% dos casos é do tipo irritativa e pode ocorrer em qualquer indivíduo, é causada por agentes irritantes que levam a queimadura ou necrose na pele, tais como solventes orgânicos, ácidos, sabonetes alcalinos e detergentes mas qualquer substância pode perpetuar a reação. São exemplos a mão da dona de casa (causada por detergentes) e a dermatite de fraldas . Já a do tipo alérgica corresponde a 20% dos casos e ocorre somente em indivíduos geneticamente predispostos, causada por substâncias que mesmo em baixas concentrações causam inflamação cutânea e podem estar presentes na borracha, medicamentos, metais, resinas, plantas e cosméticos.
O diagnóstico é feito através do Teste de Contato ou “Patch test”, em que pequenas amostras destas substâncias são aplicadas através de adesivo especial no dorso ou no braço do paciente, com leituras em 48 e 96 horas. O teste deve ser indicado e interpretado por médico Alergista treinado, pois seu resultado pode ter consequências importantes na vida do paciente.
O tratamento é evitar e substituir a substância causadora do contato com o paciente e, no caso de lesões já instaladas o médico indicará o melhor medicamento a ser utilizado. A Ymune disponibiliza equipe especializada em Alergia e Imunologia, Teste de Contato com leitura e interpretação por médicos e orientações e tratamento das lesões. Procure um de nossos especialistas!

Rinite alérgica

Rinite é a inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal levando a sintomas de coceira no nariz, crises de espirros, obstrução nasal e coriza geralmente de conteúdo líquido. Pode causar também coceira nos olhos, nos ouvidos e na garganta e tosse por secreção que desce pela parte posterior da cavidade nasal. Na rinite alérgica o quadro é causado por agentes que estão no nosso ambiente e que são inalados: os ácaros, fungos, pólens, baratas, cão, gato e outros animais e as gramíneas. Existe predisposição familiar e piora dos sintomas com contato com irritantes como poeira, perfumes, sabão em pó ou produtos de limpeza ou químicos com cheiro forte. O frio e o ar seco também podem piorar a rinite.
O diagnóstico é feito pelos sintomas e pela realização de teste na pele para avaliar se há sensibilidade aos agentes acima. Ele é chamado de Prick test ou Teste de puntura e é indolor e rápido, o resultado sai em 20 minutos, mas deve ser feito na Clínica de Alergia e interpretado pelo médico Alergista para ter valor. Em alguns casos pode ser pedido também o teste no soro e outros exames de laboratório ou de imagem para auxiliar no diagnóstico.
O tratamento pode ser feito com medicamentos por via oral ou administrados diretamente no nariz, com resposta muito boa na maioria dos casos. Estes medicamentos controlam muito bem a maioria dos pacientes mas não curam a doença. A Imunoterapia Específica é um tratamento que objetiva modificar a resposta imune ao alérgeno no sentido de melhorar os sintomas de rinite e reduzir a progressão para asma. É um tratamento que pode levar a algumas reações locais ou sistêmicas e deve ser sempre realizado em ambiente médico hospitalar sob supervisão do médico Alergista, que é treinado para indicar e acompanhar este tipo de procedimento. A Ymune oferece equipe especializada e tratamento imunoterápico com diferentes alérgenos de forma individualizada e selecionada para cada paciente. Agende sua consulta com um de nossos médicos e tire todas as suas dúvidas!

Urticária e Angiodema

A urticária é caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões avermelhadas elevadas muito pruriginosas na pele, que muitas vezes pode ser acompanhada do angioedema, que é o edema de tecidos frouxos, aparecendo principalmente nas pálpebras, lábios e orelhas. Eles podem ser agudos, quando duram menos de 6 semanas, e crônicos, quando duram mais de 6 semanas.
Os quadros agudos normalmente são causados por episódios de alergia a alimentos, medicamentos, picadas de insetos, infecções ou contato com substâncias irritantes ou que causam alergia.
Já na urticária crônica a principal causa é autoimune mas outros fatores podem estar associados como causas físicas, contato, drogas, infecções ou neoplasias. Em muitos casos também não conseguimos definir uma causa específica para a urticária, mas como ela pode estar associada a quadros sistêmicos, todos os pacientes que apresentam os sintomas devem ser avaliados pelo médico Alergista.
A investigação envolve realização de exames complementares para descartar as causas secundárias e o tratamento medicamentoso costuma ter boa resposta no controle das crises, desde que haja comprometimento do paciente. Devem ser evitados agravantes das crises como antiinflamatórios não hormonais, álcool, condimentos, corantes e conservantes de alimentos nos pacientes que referem piora dos sintomas associada a estes fatores.
O acompanhamento clínico com médico Alergista é fundamental para bom controle da doença. A Ymune disponibiliza equipe treinada na investigação e tratamento das doenças alérgicas. Procure um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Asma na infância

A asma é uma doença de grande importância na infância pois sua prevalência vem aumentando cada vez mais nesta faixa etária, chegando a acometer 20 a 30% das crianças em alguns países. Os sintomas são de episódios recorrentes ou “crises” de falta de ar, chiado no peito, aperto no peito e tosse, sendo que entre as crises a criança fica sem sintoma algum. O diagnóstico pode ser dificultado pela não valorização dos sintomas e, na criança, ainda é mais complicado pois a maioria não sabe expressar ou não se queixa e o quadro só vai ser detectado quando é mais grave, com sintomas mais intensos. Os primeiros sintomas ocorrem geralmente antes dos primeiros 3 anos de vida e podem se iniciar com cansaço fácil (a criança não acompanha outras nas brincadeiras ou precisa parar um pouco para descansar), esforço para respirar, chiados no peito, sono leve e com despertares a noite e tosse seca.
Cerca de 70 a 80% dos quadros de asma são de causa alérgica, por hipersensibilidade a alérgenos ambientais – ácaros, fungos, pólens, baratas, gramíneas e epitélio e saliva de animais como cão e gato. Nestes casos a predisposição familiar é importante – em famílias em que pai e mãe são atópicos a chance do filho também ser chega a 80%. Os sintomas pioram com irritantes principalmente a fumaça de cigarro, e o controle do ambiente em que a criança vive é parte fundamental do tratamento.
O diagnóstico é feito pelo quadro clínico e pela comprovação da sensibilização alérgica que pode ser feita através do Prick test ou Teste de Puntura, que é um teste rápido (o resultado é avaliado em 20 minutos), relativamente indolor e que permite avaliar diversos alérgenos ao mesmo tempo. É um teste feito com os alérgenos e pode levar a reações locais ou raramente sistêmicas, então deve ser indicado e supervisionado pelo médico Alergista e realizado em ambiente clínico.
Na Ymune você encontra especialistas em Alergia Pediátrica e todos os testes necessários para o diagnóstico de asma atópica além de estrutura e material para atendimento inicial de emergências que podem vir a acontecer durante os testes. Agende uma consulta e informe-se melhor sobre nossos procedimentos.
Purchase Now

CLÍNICA YMUNE

Ymune, Clínica de Alergia, Asma, Imunologia e Vacinação de Goiânia.