Alergia em Foco A importância da vacinação contra a gripe


set

15

2017

A importância da vacinação contra a gripe

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza. É altamente contagioso infectando o trato respiratório (nariz, garganta, pulmões e ouvidos) e causando febre, calafrios, dores musculares e prostração. Embora muitas vezes vista como uma doença sem gravidade, é necessário cuidado, pois alguns indivíduos podem desenvolver complicações médicas graves e potencialmente fatais, como pneumonia.
Segundo A chefe do núcleo de vacinação da Clínica Ymune, Carolina Freitas, o vírus da gripe (influenza), além de se espalhar facilmente, possui alta capacidade de mutação, ou seja, sempre tem novos vírus que infectam as pessoas. “Com isso vem a importância de atualizar suas vacinas, afim de sempre manter seu sistema imunológico alerta contra novos vírus”, explica Freitas.
 
De acordo com a responsável pelo departamento de vacinação, a vacina gripal Trivalente oferece proteção contra os vírus H1N1 (conhecida como gripe suína a qual provocou uma pandemia em 2009), H3N2 e a gripe Brisbane.
 
Para a enfermeira, a vacina Tetravalente contém os quatro tipos de vírus. Carolina Freitas pontua que, as doenças têm sintomas parecidos, como febre alta, tosse, espirros e coriza. Já a gripe H1N1, além de contar com esses sintomas de forma mais agressiva, causa falta de ar, diarreia, podendo desencadear pneumonia e resultar o óbito.
 
Portanto, Carolina recomenda a procura pela vacina Tetravalente, por estar disponível nos laboratórios. “Se no paciente foi aplicada a vacina gripal Trivalente e ele foi infectado com o vírus B/Phuket poderá gripar. Caso tivesse optado pela vacina Tetravalente, o paciente provavelmente estaria imune à doença, por ser mais eficaz”.

O que achou? Deixe um comentário.

comentários

<< Voltar

Os comentários estão fechados.