Gripe Orientações Central de Vacinação

A YMUNE garante a qualidade das vacinas que oferece por ter completo acesso e familiaridade com tecnologias específicas de desenvolvimento, manuseio e aplicação de vacinas, além de contar com os melhores laboratórios e distribuidores.

O quão eficaz é a vacina contra Gripe?

A eficácia da vacina contra gripe depende em grande parte da correlação entre as cepas do vírus Influenza contidas na vacina e as cepas virais circulantes na comunidade. Se a correlação é alta, a eficácia da vacina é maior. Se a correlação é baixa, a eficácia pode ser reduzida. Entretanto, é importante lembrar que, mesmo quando a correlação é baixa, a vacina ainda pode proteger muitas pessoas e previnir as complicações relacionadas á Gripe. Esta proteção é possível porque os anticorpos produzidos em resposta à vacina podem apresentar alguma proteção (chamada proteção cruzada) contra cepas virais diferentes mas relacionadas do vírus Influenza.
De acordo com o Comitê Assessor para Práticas de Imunização (ACIP, EUA), a vacinação anual contra a gripe é a atualmente recomendada para:
  • Todas as pessoas (incluindo as crianças em idade escolar) que desejam diminuir as chances de terem ou transmitirem gripe. – Todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade.
  • Todas as crianças entre os 6 meses e 5 anos de idade.
  • Todas as crianças entre os 6 meses e 5 anos de idade.
  • Mulheres que não estão (ou que pretendem estar) grávidas durante a estação de gripe.
  • Crianças e adultos portadores de doença pulmonar crônica (Incluindo asma), Doença cardiovascular (exceto hipertensão), doença renal, hepática, hematológica ou metabólica (incluindo diabetes mellitus).
  • Crianças e adultos imunodeprimidos (de causa medicamentosa ou causada pelo HIV).
  • Crianças e adultos que apresentam qualquer condição (Ex: disfunção cognativa, lesão medular, convulsão, desordens neuromusculares) que possa comprometer a função respiratória (ou o manuseio de secreções respiratórias) ou que aumente o risco de aspiração.
  • Crianças e adultos que apresentam qualquer condição (Ex: disfunção cognativa, lesão medular, convulsão, desordens neuromusculares) que possa comprometer a função respiratória (ou o manuseio de secreções respiratórias) ou que aumente o risco de aspiração.
  • Residentes de asilos ou casas de saúde.
  • Contactantes familiares saudáveis (incluindo crianças) e acompanhantes de: crianças abaixo de 5 anos de idade e adultos a partir dos 50 anos, com particular ênfase em se vacinar os contactantes de crianças abaixo dos 6 meses de idade.
  • Contactantes familiares (incluindo crianças) e acompanhantes de: pessoas com condição de saúde que aumente o risco de complicações graves da gripe.

Como funciona a imunização com a vacina?

Todas as vacinas contra influenza induzem resposta imunogênica que se caracteriza por altos títulos de anticorpos circulantes que atingem seu ápice em 14 a 21 dias após a vacinação. O período durante o qual os níveis soroprotetores são mantidos é suficientemente longo para oferecer proteção durante toda a temporada da influenza (gripe), porém na próxima temporada de influenza, os títulos de anticorpos são insuficientes para oferecer proteção, daí a necessidade da revacinação.
Por que o outono é a melhor época para se prevenir contra a gripe? O período ideal de vacinação é antes da temporada de influenza (gripe) ou do pico de circulação viral: março à junho no hemisfério sul e setembro à novembro no hemisfério norte. Assim, consegue-se maior tempo de proteção em período de maior circulação do vírus.
Existe contra indicação para vacina da gripe? Apenas indivíduos com comprovada alergia à ovo. A criança só pode ser vacinada a partir de 6 meses de idade. Coriza e tosse sem febre não contra-indica a vacinação. Não se recomenda a vacinação no primeiro trimestre de gestação, entretanto é recomendada no último trimestre de gestação.
Quanto tempo dura a imunização de uma pessoa vacinada? Nas pessoas vacinadas, inclusive nas pessoas idosas, a imunidade durará por aproximadamente um ano, sendo necessário administrar a vacina anualmente , uma vez que a mutação do vírus produz novas cepas dos vírus influenza A e B que podem escapar da imunidade adquirida por infecção ou vacinação prévia. Geralmente a cada ano, uma ou duas das três cepas são modificadas devido às mutações nas cepas circulantes. Se os pacientes querem estar protegidos contra os vírus em circulação, devem atualizar sua vacinação anualmente.
Fonte: Prevenção e Controle da Gripe
Recomendações do Comitê Assessor para Práticas de Imunização (ACIP) MMMWR 2007 Jul 13; 56 (RR06): 1-54
Purchase Now

CLÍNICA YMUNE

Ymune, Clínica de Alergia, Asma, Imunologia e Vacinação de Goiânia.