Cuidados com a alergia respiratória Centro de Alergia e Imunologia

A YMUNE garante a qualidade das vacinas que oferece por ter completo acesso e familiaridade com tecnologias específicas de desenvolvimento, manuseio e aplicação de vacinas, além de contar com os melhores laboratórios e distribuidores.
alergia-respiratóriaAs alergias são doenças geneticamente transmissíveis, caracterizadas pela produção de anticorpos e linfócitos os quais não toleram partículas ou substâncias do ambiente. Quanto maior for o contato com essas partículas, maior será a alergia. A higiene ambiental tanto em casa como no trabalho é o ponto de partida para melhorar a qualidade de vida do alérgico. Recomendamos limpar toda a residência, móveis e assoalho com pano úmido no chão e móveis e escova úmida nos estofados, almofadas e tapetes. Após a limpeza deixar o local arejado para secar totalmente. O paciente alérgico não deve permanecer no local durante a limpeza e arrumação deste. Entrar no ambiente quatro horas após a faxina. Se sua presença for imprescindível, deve usar máscara, pano ou mesmo uma fralda cobrindo o nariz e a boca. Nunca usar vassoura, espanador, pano seco ou aspirador de pó perto dos alérgicos. Os ventiladores e ar condicionados devem ser limpos mensalmente.
Deve-se dar especial atenção ao quarto de dormir do alérgico, por isso recomendamos:
  • Retirar do dormitório tapetes, cortinas, almofadas, livros, objetos de pêlo, pelúcia ou penas, feltro, papel de parede, objetos embaixo das camas ou em cima dos armários.
  • Substituir travesseiros ou edredons de penas ou plumas por material antialérgico.
  • Revestir os travesseiros e colchões com material impermeável tipo napa, curvim ou courino.
  • Trocar a roupa de cama uma a duas vezes por semana.
  • Preferir ambientes abertos para brincadeiras das crianças a lugares fechados.
  • Evitar roupas ou agasalhos de lã ou as que soltem pêlos. Usar, preferencialmente, agasalhos de nylon, gabardine, flanela malhas de seda, couro ou camurça.
  • Evitar cortinas, tapetes e carpetes em casa, especialmente no quarto de dormir.
  • Evitar o excesso de quadros, painéis, prateleiras com livros, papel de parede. Tudo isso é prejudicial ao ambiente do alérgico, podendo desencadear crises intermitentes.
  • Evitar ambientes úmidos, abafados e o manuseio de roupas guardadas por longo tempo
  • Evitar arrumar armários, depósitos, caixas, livros e papéis, por conterem fungos e poeira, o que é prejudicial à saúde do alérgico.
  • Não deixar que se forme mofo em sua casa, pois pode desencadear crises alérgicas, muitas vezes graves.
  • Evitar odores ativos como inseticidas espirais ou spray, tintas, vernizes, desinfetantes, ceras, gasolina, querosene. Alguns alérgicos não podem ter contato com pó-de-arroz, giz, serragens, fumaça em geral, principalmente aquela proveniente do cigarro.
O alérgico deverá estar atento aos elementos provocadores de crises. Portanto, alguns hábitos inadequados deverão ser eliminados de sua rotina, como por exemplo:
  • Criar animais de pêlo ou de pena em casa. Quando não houver outra solução, esses deverão permanecer ao ar livre, sem muito contato com o alérgico.
  • Dormir com animais de estimação e/ou brinquedos de pelúcia. Tais brinquedos, se não puderem ser descartados, devem ser levados à secadora ou ao congelador por uma noite, uma vez por semana, a fim de eliminar os ácaros.
  • umar no ambiente do alérgico (mesmo cigarros apagados ou cinzas de cigarro é prejudicial).
Um alerta aos fumantes: o cigarro não é o seu melhor amigo; é seu inimigo número UM. Os fumantes passivos padecem mais de doenças respiratórias, têm menos desenvolvimento pulmonar e podem ter crises mais graves e freqüentes. O feto tem a mesma quantidade de nicotina no organismo que sua mãe fumante e maior probabilidade de ser alérgico.
Conheça Nossos Serviços

CLÍNICA YMUNE

A solução sob medida para você